sexta-feira, janeiro 12

Andrew Bird's Bowl Of Fire; "Oh! The Grandeur"

Autor: Andrew Bird's Bowl Of Fire
Título: Oh! The Grandeur
Ano: 1999
Editora: Rykodisc
Género: jazz retro-swing shuffle blues rock

Este é um daqueles discos que consegue pôr-me a desejar nunca o ter ouvido antes, só para voltar a ter o prazer que tive quando o ouvi pela 1ª vez.
Foi uma das minhas últimas descobertas em 99, e provavelmente foi quase tão importante nesse ano para a música como o foi para mim. Em primeiro lugar porque foi o disco de afirmação na carreira a solo de Andrew Bird, depois de um 1º bastante promissor, mas discreto, sobretudo quando comparado com o impacto que teve o segundo, apropriadamente chamado "Thrills".
Foi também importante como um dos últimos bons discos (que eu conheça) que apanharam a onda do revivalismo do jazz nos seus primórdios, tocado por pequenos combos, à base de canções agri-doces, e com tantos ingredientes do passado do blues e do rock como do jazz em si, revivalismo esse iniciado por um pequeno número de bandas que gravitaram à volta daquela que atingiu níveis de popularidade pouco expectáveis e que acabou por impulsionar todas as outras que partilhavam a mesma estética: os Squirrel Nut Zippers, onde tocou e brilhou o Andrew Bird, como violinista.
Por último, mas não menos importante, saliento a grandiosidade do trabalho gráfico de Chris Ware, que criou a que é, para mim, uma das capas mais lindas que alguma vez vi, e isto sem falar no resto dos brindes gráficos que este disco tem para descobrir.
Neste disco brilha Andrew Bird; a expressão que ele empresta ao violino é qualquer coisa de extraordinário, sobretudo nalguns dos solos. Mas brilham também os outros 3 elementos da banda, sobretudo o guitarrista Colin Bunn não fica nada atrás na expressividade e intensidade.
Infelizmente algumas das músicas parecem não conseguir estar à altura do melhor que se ouve neste disco, sobretudo depois da entrada com o tema "Candy Shop", que fixa a fasquia demasiado alta. Tivesse este disco limitado a metade dos temas e era para mim um dos melhores que o jazz tinha para oferecer. Assim, é apenas excelente.

Candy Shop
Wishing For Contentment
Wait
Dora Goes To Town
The Confession

1 Comentários:

At 19:11, Anonymous Anónimo escreveu...

Conheço este album graças a ti!
Viva o André e a sua gamela de fogo. Viva o Chris Ware!
Viva!

lad

 

Enviar um comentário

<< Home