Shuggie Otis.
Músico prodígio como o Prince, tinha 14 anos quando começou a gravar em estúdio. Primeiro com Al Kooper (com quem co-escreveu canções e gravou um álbum) e depois com o guitarrista de blues Johnny Otis, o seu pai. Este álbum seria a sua "estreia" e saiu em 1971.
Provavelmente nesta altura ainda o tratavam por Junior e ainda não tinha mudado o nome para Shuggie. Diz-se que usava um bigode postiço e óculos escuros para o deixarem tocar em clubes de blues.
Em 1972 sai o álbum Freedom Flight, onde se liberta, ainda que pouco, dos blues e escreve músicas onde toca todos os instrumentos.
Mas é finalmente em 1974 que Shuggie vê editada a sua obra-prima, Inspiration Information. Começou a escrevê-la quando ainda tinha 18 anos. Tudo o que se ouve no álbum foi tocado por ele, exceptuando as parte orquestrais. Ignorado quando saiu e aclamado em 2001, como a imprensa gosta de referir, na primeira e última vez que foi re-editado. O funk naquela altura já tinha levantado vôo e a música que Shuggie Otis gravou era demasiado intimista. A voz dele não é tão extraordinária como a de Marvin Gaye, é mais imperfeita e humana. Gostava de ter conhecido a música de Shuggie Otis antes desta data e penso egoisticamente em como seria bom o álbum não ter sido re-editado e eu ter encontrado por acaso uma cópia do LP. Ainda assim foi uma boa e tardia descoberta graças a um amigo meu.
Álbum irregular com músicas curtas e músicas longas, blues, soul, funk, electónica (foi dos primeiros álbums onde se ouviu o som da caixa de ritmos que agora existe em todos os orgãos).
Imagino que continuou a tocar até aos dias de hoje, e sei que tem colaborado com artistas como Mos Def, mas prefiro adensar o mistério e desfocar o que se terá passado desde 1974. Não há muitos músicos a deixar a indústria da música aos 22 anos.
O funk é crú. Shuggie Otis é subtil.