segunda-feira, março 6

Provocative Percussion



Comprei este disco pela capa. Não sabia quem era o autor, nem sequer das suas "homenagens aos quadrados".
Josef Albers (1888-1976) nasceu na Alemanha, deu aulas na Bauhaus até ao seu encerramento, altura em que foi viver para os EUA.
De qualquer das formas ainda bem que o comprei já que vale tanto pelas versões de músicas bem conhecidas (como Mood Indigo ou Perhaps, Perhaps, Perhaps) como pelo conceito do disco. Command Records não era apenas uma editora, mas um grupo de artistas e cientistas que se debruçaram sobre o estudo das formas de gravação. Estávamos no início dos anos 60 e apesar da tecnologia stereo e gravação multi-channel terem sido inventadas não eram muito comuns. Basicamente o que a Command records estava a fazer era tentar captar e reproduzir o som da forma mais realista possível em termos de definição e profundidade de forma a que ouvir música fosse um prazer. Um grupo de músicos intitulado The Command All-Stars tocou as músicas com a ajuda dessa tecnologia trazendo uma excitação extra a músicas já conhecidas, ao tocarem, por exemplo com 3 bateristas, uma secção de sopros e um número interminável de diferentes tipos de microfones que se adaptavam a cada instrumento.
No interior do disco vem uma nota que diz que o propósito desta gravação é permitir ao ouvinte afinar o seu equipamento stereo de forma a ficar com a equalização e balanço ideal. Chega mesmo a ter uma descrição do que se deve ter em conta em cada música, como por exemplo: "Further along the xylophone on the left channel is set against piano and bells on the right."
Acredito que tenham existido muitos vendedores de aparelhagens a fazer demonstrações com este disco aos seus clientes.
Acredito que muitos clientes tenham levado este disco para casa com a sua aparelhagem nova, mais que não seja, pela capa.

Aproveito para dizer que estas e outras músicas vão passar no Bar do Hotel Bairro Alto no Sábado, dia 11. Estarei lá a "trabalhar" das 17 às 20h.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home