sábado, março 18

R&B

Fala-se em R&B.
Toda a música que tenha artistas a "rappar" e a cantar é R&B. E parece que este estilo musical surgiu quando a tv por cabo se generalizou e todas as pessoas passaram a ouvir a mesma música, ou não estariamos na era da globalização. Mas o R&B que deu origem à soul nunca foi um fenómeno global. Nos EUA no início dos anos 40 surge um tipo de música Blues chamado "Jump Blues", que era influenciado pelas Big-Bands e aliava um som "jazzy" a uma parte vocal que era mais gritada do que cantada. Este som tornou-se mais tarde no R&B (Rythm & Blues) e evoluiu para a música Soul, caracterizada por uma parte instrumental mais solta e menos frenética e dominada por vocalistas onde a ênfase era dada mais à canção e menos à improvisação. O R&B pode ser resumido a uma canção com arranjos de orquestra cheios de garra e luxúria ao mesmo tempo, marcados por uma bateria quente e incisiva e onde a parte vocal se torna na voz da alma (Soul).
O que veio a seguir foi uma diversidade infindável de estilos que se espalharam por todo o território americano: Detroit (Motown), New Orleans, "Philly", Memphis, Chicago, etc. Durante os anos 60 e 70 muita da música negra chegou a invadir as tabelas de vendas, mas só quando durante os anos 80 e 90 o R&B começou a introduzir e a aliar componentes do Hip-Hop se tornou possível criar, até aos dias de hoje, um estilo global, que dá na MTV e que qualquer dia vamos pensar ser genuínamente nosso.
Quanto mais a música se torna global, mais eu sou impelido a descobrir o individual, as referências, as raízes, as diferenças. No fundo não quero ser igual a ninguém, e nisso somos todos parecidos.
Fala-se em R&B. E eu queria falar sobre Al Green, o meu artista de R&B/Soul preferido, mas ainda não tive coragem. Tinha que começar por algum lado...



Al Green
"I'm Still In Love With You"

9 Comentários:

At 10:37, Blogger Alexandr3 escreveu...

Assim aprende-se!

 
At 11:58, Blogger O Meu Outro Eu Está a Dançar escreveu...

não consegui ouvir esta música enão conheço mais deles, mas gosto muito de uma que aparece na banda sonora do nothing hill, que acho que não é mesmo de Al Green, How Can You Mend A Broken Heart!

 
At 12:33, Blogger LAD escreveu...

Sim essa música não é do Al Green (que fez a maior parte das músicas que canta), mas foi popularizada por ele em 1972 no álbum Let's Stay Together (que tem uma música com o mesmo nome e que aparece no Pulp Fiction)!!

 
At 21:47, Blogger O Meu Outro Eu Está a Dançar escreveu...

pois taMbém adoro essa que aparece no pulp fiction

 
At 21:52, Blogger O Meu Outro Eu Está a Dançar escreveu...

olha e como é que pões tantas músicas aqui a tocar e o meu blog engasga-se só com uma? eu uso o ripway e tu?

 
At 15:18, Blogger LAD escreveu...

Receita para blog engasgado:

http://www.geocities.com/ladanger81/mp3.rtf

 
At 21:14, Blogger O Meu Outro Eu Está a Dançar escreveu...

muuuito obrigada!

 
At 21:16, Blogger O Meu Outro Eu Está a Dançar escreveu...

Sorry, this GeoCities site is currently unavailable.


depois vou lá ver ... :|

 
At 09:35, Anonymous Anónimo escreveu...

What a great site, how do you build such a cool site, its excellent.
»

 

Enviar um comentário

<< Home