sexta-feira, abril 28

o cante

De origem mal conhecida, o cante alentejano afirmou-se ao longo dos últimos cinquenta anos como uma expressão cultural de excepção. Ele é essencialmente um uníssono de vozes, que vêm a sua homogeneidade apenas desafiada pela voz do Alto, um cantador que prolonga a sua voz, normalmente mais aguda, deixando que esta paire sobre o coro. Teria tido uma origem religiosa, pagã, laboral?... Não se sabe. O que se conhecem são letras extremamente ingénuas, quase numa linguagem natural, do quotidiano, puras, podíamos dizer. As modas são poemas de quase analfabetos, entoadas ao sabor de uma marcha lenta ou de um arrastar de corpos junto ao balcão de uma taberna. O álbum Vozes do Sul, editado em 2001, é um bom exemplo do cante alentejano e de outros horizonte musicais que com ele se cruzaram ou se podem cruzar em termos experimentais, desde o jazz à música oriental (outra das possíveis origens do cante...).

É um trabalho que se deve a um grande divulgador e cantador chamado Janita Salomé, irmão de Vitorino, outro sublime cantador. A partir do Redondo, a família Salomé tem sabido reposicionar esta forma de expressão musical popular em circuitos comerciais e de excelente produção, como é exemplo o álbum referido, contrastando com as edições caseiras ou artesanais a que o cante estava habituado.

quinta-feira, abril 27

Pérolas para porcos?

Não costumo escrever sobre blogs alheios, mas desta vez tenho que o fazer. Acabei de tropeçar neste, acreditem ou não, enquanto procurava a famosa fotografia do José Cid em que ele posa nú, deitado no sofá com o seu precioso, o disco de ouro, e devo dizer que fiquei agradavelmente surpreendido, como raramente fico. Gostei da escrita, das temáticas, e sobretudo da contudência e pertinência das intervenções. O meu espanto é ainda maior quando constato que o autor destas proezas é um jovem de "apenas" 19 anos, e não querendo soar paternalista ou sequer desfazer nos jovens em geral, tenho que dizer que este jovem em particular revela uma cultura musical e principalmente uma capacidade para "pensar" a música (raras são as pessoas que verdadeiramente o fazem), e não só consumir música.
Os meus parabéns, e obrigado.

P.s.- Para quem quiser entender o título, espreite os comentários ao último post do blog. Como sempre acontece com quem faz um bom trabalho, há quem não o entenda e o deprecie.

segunda-feira, abril 24

Pensamento Profundo II

Por que será que todas as pessoas que cospem para o chão, saiem à rua na mesma altura do dia que eu?

Vacina da gripe



Matt Stuart

domingo, abril 23

imagens que fazem mossa II

Elliot Erwitt
USA. Colorado. 1955

um pouco de nada

Hoje estou tão desinspirado que nem consigo terminar as

imagens que fazem mossa


Elliot Erwitt
USA. NYC. Metropolitan Museum of Art, 1949

terça-feira, abril 18

Farmers Market

A escola nórdica de jazz tem-se distinguido nos últimos anos como uma das mais prolíficas e também pelo elevado nível técnico exibido pelos seus intérpretes. Na minha opinião é já o principal contrapeso à vertente americana, não só pelo já referido mas também pela diversidade, colorido e frescura que acrescentam ao mundo do jazz. Estou em crer que esta originalidade deve muito a condições históricas e políticas que tornam o norte da Europa muito mais receptivo às influências do leste da Europa, ao contrário do jazz francês de influências latinas e americanas, e que até aos anos 50/60 assumia-se como a principal escola de jazz da Europa.
Está criado o enredo para o surgimento dos Farmers Market, um projecto do guitarrista Stian Carstensen que começou como um quinteto de free-jazz, mas que depressa se virou para a música de leste, mais concretamente a música tradicional búlgara, e mais tarde também a música romena. As novas possibilidades deste vesúvio musical, com estruturas métricas estranhas e não-lineares, escalas orientais e múltiplas soluções para improvisação, aliadas ao exigente jazz nórdico, tornaram-se os principais ingredientes da música desta banda norueguesa. Rapidamente Stian Carstensen, impulsionado pelos restantes membros da banda, abraçou o acordeão como veículo preferencial de expressão, que esteve na génese da sua formação musical, e que só abandonou quando entrou no Departamento de Jazz do Conservatório de Trondheim.
O 3º álbum, de nome homónimo, é o 2º com o saxofonista Trifon Trifonov, um búlgaro que fez carreira a tocar em circos por todo o leste europeu, e que foi recrutado para os Farmers Market depois de uma insólita e lendária jam-session pelo telefone, entre Noruega e Bulgária. Este álbum, muito mais maduro e coeso que os anteriores, recolheu críticas positivas de inúmeras publicações europeias, especializadas em géneros tão distintos como o folk, o jazz ou o rock, e diz-se que tirou um entusiasmado Mike Patton da cama e disparou-o para o telefone mais próximo, a fim de contactar os Farmers Market para uma colaboração que, em princípio, estará a caminho.
O nível técnico das interpretações continua ao mais alto nível, a par dos restantes albúns, mas neste há mais espaço para os músicos respirarem, mais espaço para os pormenores. O virtuosismo é posto um pouco de parte para dar lugar à fluidez. E num albúm que conta com imensos músicos convidados, desde percussionistas indianos, solistas búlgaros ou até as arrepiantes vozes das Angelite, isso é importante. No entanto, a complexidade melódica e as métricas irregulares ainda estão presentes, mas basta ouvir os primeiros dois minutos da última música para se perceber o que é a essência deste disco, baixar as defesas, e apreciá-lo.

sexta-feira, abril 14


A Bigger Splash
1967; Acrylic on canvas, 242.5 x 243.9 cm


Quando nos anos 60 David Hockney se mudou para a California chegou de avião e viu muitas piscinas lá de cima.

"it took me about two weeks to paint the splash. I loved the idea, first of all, of painting like Leonardo, all his studies of water, swirling things. And I loved the idea of painting this thing that lasts for two seconds."

quarta-feira, abril 12

One Love

O soul nacional tem em Balancê de Sara Tavares um registo digno de nota. Recomendo vivamente este álbum, sobretudo o trabalho com a fusão dos ritmos africanos com as novas tendências do soul internacional. Destaque para a participação desse outro grande nome da "alma", Melo D.

sábado, abril 8

Pensamento Profundo



Um filme mau com um bom slogan.

Deep Throat (1972)

sexta-feira, abril 7

Never Can Say Goodbye




Era uma vez um produtor de música bastante famoso (Hal David).
Era uma vez um aspirante a compositor (Clifton Davis) a tocar piano, por acaso, numa sala ao lado.

Entretanto ouve alguém que teve a feliz ideia de por uns miúdos a cantar num tom introspectivo e adulto.
Que coisa estranha. O single "Never Can Say Goodbye" esteve no topo das tabelas de R&B na primavera de 1971.

- Havia um miúdo que se destacava. E parece-me a mim que nesta foto ele estava distraído com alguma coisa. É impressão minha ou ele não olha directamente para nós como os outros? Estaria a tentar perceber algo antes de tempo? -

Os Jackson 5 fingiram que já eram crescidos, que escondiam sentimentos, que tinham esperança e dúvidas ao mesmo tempo, e até que ouviam vozes.
Este é dos melhores fingimentos que já ouvi.

quarta-feira, abril 5

Do realismo desta rádio

Mas querem melhor Contrabandista do que o nosso, o que nunca aqui apareceu?

O tempo

Certo dia vi um disco num escaparate. Era bonito e custava 2 euros numa qualquer promoção da Fnac. Era um livro de capa dura com uma compilação de "canções de natal" electrónicas.
Como conhecia 2 ou 3 nomes achei que não era uma má compra. Chegado a casa carreguei no play e comecei a ler a história que lá vinha dentro. Uma história do famoso escritor Paul Auster e que tinha sido publicada em 1990 no dia de Natal no jornal The New York Times. Uma treta - pensei antes de começar a ler. Acontece que o Paul Auster conta uma história de introdução à própria história que achei extraordinária e por isso acabei por fazer um último post um pouco enigmático, mas que não quero deixar de explicar.
Esta história é sobre um homem que o Paul Auster conhecia na altura há mais ou menos 11 anos. Vendia-lhe cigarros e revistas numa banca de jornais em Brooklyn. Um dia enquanto folheava uma revista no seu local de trabalho, encontra uma foto do escritor e reconhece-o. A partir desse dia deixa de o considerar um cliente habitual para o considerar uma "pessoa distinta". Para este homem a maior parte das pessoas não se importavam com livros nem com escritores mas ele que se considerava também um artista passou a considerar o seu cliente um confidente. Um dia pede-lhe se estaria disposto a ver as suas fotografias. Então, de dentro de uma caixa tira 12 albúns de fotografia todos iguais. Era o trabalho da sua vida e só despendia 5 minutos do seu dia a fazê-lo. Todos os dias às 7h00 da manhã, na mesma esquina e do mesmo sítio, durante os últimos 12 anos, tirava uma fotografia a cores. Já tinha ultrapassado as 4.000 nessa altura. Tinha um álbum para cada ano, onde todas as fotografias eram dispostas por ordem e com a data respectiva, de 1 de Janeiro até 31 de Dezembro.
O escritor ficou sem saber o que dizer, ao ver a mesma rua e os mesmos prédios repetidos vezes sem conta e começou a passar as páginas cada vez mais rápido num gesto que qualquer pessoa normal faria se se encontrasse numa situação embaraçosa como aquela.
Até que o homem lhe disse: "Estás a ir rápido demais, se não abrandares nunca vais perceber." Mudanças no tempo. Mudanças nos ângulos da luz com o avançar das estações. Mudanças no trânsito. Dias de semana. Fins de semana. As suas diferenças. E a pouco e pouco, as caras de pessoas que eram iguais todos os dias. Depois de as reconhecer, começou a reparar nas posturas, nas expressões e na forma como essas pessoas viviam de dia para dia.
Foi nessa altura que o homem começou a recitar um poema do Shakespeare e o escritor percebeu tudo.

terça-feira, abril 4

Muito devagar



"To-morrow, and to-morrow, and to-morrow,
Creeps in this petty pace from day to day,"

From Macbeth (V, v,)

domingo, abril 2

A Melhor Música (Pop) De Todo O Sempre




Confesso que nunca tinha dado muita importância aos Beach Boys.
Conhecia os êxitos e ligava-os sempre ao imaginário surf da California.
Mas há uns anos atrás vi um filme que me despertou a atenção para outros Beach Boys: o Boogie Nights de P.T. Anderson. Realizador dos posteriores Magnolia e Punch Drunk Love, filmes que integram a banda sonora de uma forma incrível.
A música responsável por esta minha descoberta foi o tema God Only Knows, que apesar de a reconhecer, portanto de já a ter ouvido algumas vezes não sei onde, nunca me tinha despertado tanto interesse como naquela altura em que o filme ampliou e incendiou por completo a minha curiosidade, como se de uma lupa ao sol se tratasse. O que acabou por arder foi o meu dinheiro, depois de ir a uma feira do disco e onde me pediram uma quantia exorbitante pela edição em vynil 180gr do Pet Sounds, o melhor álbum dos Beach Boys, e que, claro, incluía a melhor música de todo o sempre.

sábado, abril 1

Da importância de ser um Lado B



Há uns bons anos, um amigo gravou-me uma cassete de 90 minutos com uma compilação de B-sides dos Radiohead. É hoje a única coisa que ouço no carro. Nunca editadas num registo principal da banda, constituem um repertório absolutamente fantástico. São exemplos disso os lados B de Street Spirit (Fade Out), com Molasses, Bishop Robes ou Talk Show Host (que viria a integrar a BSO de Romeu e Julieta). Deixo aqui apenas um apontamento da letra de Banana Co., uma música sublime.

Oh, she said no go
She said she'd like to
She's seen you
But no, no-ho go
She says if you die then we all do
Everything's burning down
We gotta dig it up somehow
Yeah yeah

Caros ouvintes: é um património a descobrir. A prova da importância de ser um Lado B, esse outro lado da Lua.